segunda-feira, 27 de maio de 2013

Individualize-se



Salve, salve confrades. Força e honra! Mais um texto do Harvey saindo direto do meu computador (direto do forno já virou clichê).

Se há algo que tenho notado desde o dia em que entrei na Real, é o imenso número de guerreiros sem nenhuma identidade que o defina. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.  Calma, que já chego lá.

É algo natural espelharmos nas pessoas acima de nós. É natural que tomemos seu exemplo, e, assim como elas tentamos ser cada vez melhores. O que não é natural é fazer do “exemplo” uma espécie de objetivo em si mesmo, transformando o que era uma baliza em um teatrinho mágico que você acredita ser o protagonista. Isso ainda não ficou claro, vamos tratar mais pormenorizadamente.

Não sou um Oldschool, mas antes de começar a publicar meus textos aqui e acolá, estudei bastante para não fazer merda. E foi estudando a história da Real, (que você pode conferir aqui) que obtive esse insight que ora apresento-vos.

Nos primórdios do movimento, lá em terras orkutianas, vários caras metiam a real nos relacionamentos, nas vadias, feministas e afins. E o que se percebia (não sou da época, mas lendo os relatos oldschools isso é facilmente notado) era que cada um, tinha sua própria personalidade. Nessahan, Doutrinador e Sílvio entre outros, metiam a real, escreviam e agiam cada qual sob o molde de sua própria alma, em outras palavras, cada um pensava por si.

Hoje o que mais vejo (principalmente nos grupos do facebook), são novatos que em vez de, trabalharem para desenvolverem a si mesmos, buscam “imitar” trejeitos e até a personalidade dos lideres supracitados.  Deixando assim de serem, Joãos, Josés, Fernandos, Mauros etc., para fantasiar em um teatrinho mágico, supondo serem N.A’s, Doutrinas, S.K’s...

Tais líderes, se usados como “exemplos” a serem seguidos, constituem sim, grandes fontes de motivação e atalho. Mas, encenar esses caras, transformando-os em simples personagens de um mundo hipotético fundido em sua própria personalidade, os transformará em simples “fontes de alienação” que o jogam dentro de uma matrix muito pior que aquela que você julga ter saído, o que eu chamaria de matrix egocêntrica. E cá, entre nós estar dentro de uma matrix, seja ela qual for não combina nada nada, com um movimento que tem por nome REAL.

Mate seu ego como dizia N.A, estude muito, cresça em todas as áreas do desenvolvimento masculino. Saiba que os princípios que nos unem são comuns, mas as situações que aparecerão em vossas vidas, serão diferentes das que se apresentam na minha ou de qualquer outro GDR. Cabe a nós, analisar cada situação e encontrar a solução ou o melhor meio de encará-la. Sempre amparados (e não imitando) nos ombros desses gigantes, com o auxílio de Deus, venceremos. 

Seja você mesmo, como dizia o Olavo em uma de suas aulas (não me recordo se citando alguém ou não): “Não há nada mais lindo no mundo que a personalidade”.

Força e honra, até a próxima.