quinta-feira, 23 de maio de 2013

Análise de um desenho, ou a Real para Nerd’s otakus



Olá confrades, ultimamente venho revivendo a infância assistindo um anime muito conhecido; Naruto. Já o tinha assistido por volta de meus 13/14 anos, mas hoje noto algumas coisas que naquela época passaram despercebidas.

Se você conhece o desenho pule para o próximo parágrafo, se não, nesse (parágrafo) tecerei um breve resumo.  A trama gira em torno de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e tem o sonho de se tornar um Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila.¹ Dentre os personagens principais se encontram além do próprio Naruto, Sasuke Uchiha membro do extinto clã Uchiha, que era uma habilidosa família de ninjas da Vila Oculta da Folha.²

Me focarei apenas nesses dois personagens (Naruto e Sasuke), e nos primeiros episódios do anime para minha análise, o motivo para isso logo ficará claro.

Naruto é um personagem que pode-se definir como um completo idiota, do ponto de vista das relações sociais. É hiperativo, cabeça oca, fala de mais, gosta de ser o palhaço da turma e apronta diversas travessuras para ser "notado" por sua aldeia que o despreza (por possuir o "espírito" de um monstro selado dentro de si). Já Sasuke, definir-se-á como um Macho-Alpha, frio, calculista, inteligente, fala somente o necessário e está completamente focado em sua meta. (Não que Naruto não esteja, todavia muitas vezes a meta fica em segundo plano, o que não ocorre com Sasuke)

Dado o perfil desses dois personagens não é difícil imaginar como eles são vistos tanto pelos rivais como pelas fêmeas.

Naruto sempre é subestimado por seus rivais, é visto como um fracote falador. As garotas o desprezam (com exceção de Hinata Hyuga, que seria talvez uma "mulher-exceção"), principalmente Sakura Haruno (uma ninja feminina, pertencente a equipe de Sasuke e Naruto) que não sente a menor piedade a repelir todas as investidas e "manginesses" de Naruto.

Sasuke sempre é visto como um ninja "fodão". Seus rivais sempre desejam saber o seu nome (o que deixa Naruto pê da vida), e lutar contra ele. As garotas o idolatram e o perseguem, e não só as de sua vila, mas definitivamente todas as garotas, até mesmo as que se colocam como suas adversárias ou de sua equipe. Todas o acham um "lindo".

Mas será que é somente pela beleza física? hahaha Se você conhece a Real sabe que não. Sasuke se demonstra como o mais apto macho a dar segurança as fêmeas e conquistar seus objetivos. Está focado em seu objetivo (matar seu próprio irmão que destruiu seu clã), é disciplinado, talentoso, e, o mais importante ignora as garotas que o perseguem, ele sabe que elas o afastarão de seu real objetivo.

Se pudesse concluir com um conselho, diria que, seja um Sasuke, não um Naruto.

P.S.: Antes de corrigir-me por uma possível falha de enredo que só se demonstrará no decorrer do anime, lembre-se que eu só me foquei nos primeiros episódios, ok paspalho?

Referências:

1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Naruto
2:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sasuke_Uchiha