segunda-feira, 23 de setembro de 2013

J.R.R. Tolkien e os Hobbits, ou, sim, você pode!



Salve, salve confrades! Força e Honra!

Mais um texto do Harvey chegando como um chute na cara desferido pelo Mirko Cro Cop! Estou tentando escrever com mais frequência devido pedidos de alguns amigos que não sei o porquê parecem gostar desses arremedos verbais. Talvez, um texto a cada dois dias, ou quem sabe um texto diário virão em breve, veremos. Mas, vamos ao que interessa.

Decidi nesse domingo fazer alguma coisa que preste, em vez, de vadiar - e ganhar - no poker, tomar um cerveja com os amigos entre outras coisas, para assistir uma maratona de filmes. Procurei, procurei e procurei tentando encontrar algum filme viril do Stallone, Arnold, Clint ou Chuck Norris, mas acabei escolhendo os meus preferidos de fato; baseados na obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien, escolhi: "O Hobbit - Uma jornada inesperada" e a Trilogia: "O Senhor dos Anéis" (a saber: A sociedade do anel, As duas torres e O retorno do rei).

Por que seriam esses filmes de fantasia os meus preferidos? Leia o capítulo do livro "Ortodoxia" de Chesterton chamado "A Ética da Elfolândia" e entenderão. Vocês podem encontrar o livro em pdf aqui.

Contudo, não estou aqui para dissertar sobre minhas preferências pessoais, pois sei que meus gostos e desgostos são matérias irrelevantes para vós caríssimos e distintos leitores. Assim, sendo prossigamos com o real objetivo do texto e bola pra frente.

A Terra Média, local onde ocorre a estória tanto de "O Hobbit" quanto de "O Senhor dos Anéis" é um desses lugares que sonhamos um dia visitar em  nossa infância - isso é claro para quem a teve. É uma terra fantástica, repleta de seres ainda mais fantásticos como Elfos de orelhas pontudas, Anões de grande barba e barriga, Orcs tãos feios como feministas, Guerreiros Fantasmas, Dragões, Magos e até mesmo homens. Enfim, um local onde todo pequeno garoto sonhou em se tornar rei e enfrentar malvados vilões em batalhas intermináveis.

Já ia me esquecendo de um ser de tão maravilhoso lugar que não me cabe esquecer: os Hobbits. Os Hobbits, seriam no linguajar comum, ou se preferir, em nosso mundo, os mais simples e ínfimos seres, aqueles à quem nada de importante acontece. Seres que simplesmente trabalham, comem e dormem diariamente. Não possuem preocupações políticas, sociais ou de qualquer outro gênero a não ser as supra-citadas. Conseguem ser menores dos que os Anões e possuem pés mais peludos que os do Tonny Ramos. 

Entretanto foi este ser que foi escolhido por Tolkien para ser protagonista das maiores aventuras da Terra Média. Bilbo Bolseiro em "O Hobbit" e os amigos Frodo Bolseiro, Samwise Gamge (Sam), Peregrin Took (Pippin) e Meriadoc Brandybuck (Merry) em: "O Senhor dos Anéis". 

Por que Tolkien escolheu os Hobbits? Por que ele não escolheu os sábios Elfos, ou os valorosos e nobres guerreiros da raça dos homens, ou ainda os ricos mineradores e corajosos anões? Por que escolheu a menor das criaturas da Terra Média? 

Certamente, você já fez essa pergunta (claro se já viu os filmes), ou talvez não, sabe-se lá, mas para aqueles que fizeram o próprio Gandalf, o mago, responde em "A Sociedade do Anel" (se não me engano) dizendo que: "Até mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso do futuro." Que bela, e profunda frase. Daria para se escrever diversas teses filosóficas a respeito, ou quem sabe versos poéticos dotados de profunda metafísica. Enfim.

Não sei, se você, pode mudar o curso do futuro do mundo em que vivemos, ou do país que moramos. Mas, tenho certeza absoluta que você pode mudar o curso DO SEU FUTURO. Não me venha com o mi-mi-mi de sempre. Os Hobbits não eram sábios como os elfos, não eram ricos como os anões, não eram poderosos como os magos, nem grades como os trolls, mas com muito trabalho e força de vontade conseguiram completar sua missão, salvar a terra média.

Qual é a sua missão? Passar no vestibular? Passar no Concurso? Definir o corpo? Encontrar um emprego? 

Não quero saber se você é burro, feio, pequeno, pobre ou possua qualquer defeito que todos estão sujeitos a ter. VOCÊ PODE VENCER, basta querer e dedicar-se totalmente. Basta, levantar dia após dia com a meta a frente de você e dizer: "Não importa quão grande é o desafio, pode ser tão grande como um troll da montanha, ou tão perigoso como um Uruk Orc, assim como os pequenos grandes Hobbits eu IREI VENCER, EU ME DEDICAREI E NADA ME IMPEDIRÁ."

E se posso terminar com uma frase, vai lá: "SIM, VOCÊ PODE!"

Força e Honra confrades! Até a próxima.